Contabilidade

Abrir Empresa em Santos: Conheça o passo a passo

com a finalidade de sanar essas dúvidas, vamos ensinar ensiná-lo como abrir uma empresa em Santos, passo a passo

Se você chegou nesse artigo, é provável que tenha interesse em abrir uma empresa. Contudo, fazer isso envolve muitos desafios!

Para abrir uma empresa, é necessário estudar o mercado em que se deseja atuar, a fim de identificar os pontos fortes e fracos do setor. 

Além disso, é preciso entender um pouco sobre natureza jurídica e regime de tributação. Nesse aspecto, é necessário identificar se as atividades a serem executadas e o faturamento previsto estão de acordo com as escolhas pretendidas.

Para a legalização da empresa, também é preciso emitir, junto à prefeitura, alvarás e licenças de acordo com as atividades a serem desempenhadas. Esses documentos visam autorizar o funcionamento com segurança para todos os envolvidos. 

Como pode ser percebido, são inúmeras as burocracias que fazem com que o empresário tenha muitos questionamentos na hora de empreender. 

Porém, com a finalidade de sanar essas dúvidas, vamos ensiná-lo como abrir uma empresa em Santos, passo a passo. Acompanhe o artigo e saiba mais!

Aproveite para ler sobre: Maneiras de manter sua empresa saudável no mercado.

Por que abrir uma empresa em Santos?

Santos é um município litorâneo do Estado de São Paulo, localizado há 63 km de Diadema e a 129 km de Mogi das Cruzes. Sendo a maior cidade do litoral paulista e a décima maior cidade do estado de São Paulo. 

De acordo com dados do IBGE, Santos possui aproximadamente 433.656 habitantes e PIB per capita de R$ 51,915,03. 

A economia da cidade é baseada nas atividades portuárias, pesca e comércio, e se apresenta como a quinta colocada no ranking das cidades não capitais mais necessárias à economia brasileira. Além disso, Santos ocupa o décimo lugar na lista das cidades que oferecem melhor qualidade de vida. 

Além disso, a cidade sedia o Porto Internacional de Santos, responsável pela maior movimentação econômica da cidade, sendo esta a principal atividade do município, ficando responsável por 26% da economia. 

Outro dado animador, é que o IDH da cidade que em 2018 foi o mais satisfatório do Brasil. Isso porque, as atividades econômicas do porto e o turismo, são responsáveis pela ascensão da economia local. 

Essas atividades fazem crescer a demanda por serviços, comércio e transporte, fazendo de Santos seja um dos municípios mais propícios para empreender

Saiba também sobre: Incentivos fiscais: como conseguí-los para reduzir as despesas tributárias da sua empresa.

Quais os passos para abrir empresa em Santos?

Planejamento 

O primeiro passo para abrir empresa em Santos, é realizar um planejamento detalhado. Para tanto, é possível elaborar um plano de negócios, a fim de verificar a viabilidade da ideia. 

Nesse documento deve ser definido todos os aspectos do negócio, como atividades a serem executadas, público alvo, preço de venda dos produtos e serviços, materialidade e recursos humanos necessários para a realização das operações na empresa. 

Além disso, nesse documento também pode ser definido um cronograma, com etapas e datas de execução. 

Legalização da empresa no âmbito jurídico e tributário

Após fazer o planejamento do novo negócio, é necessário definir as questões jurídicas e tributárias necessárias para abrir empresa na região de Santos.

Em um primeiro momento, é comum que os empresários optem por abrir um MEI (Microempreendedor Individual) devido às facilidades oferecidas, como a redução da carga tributária e a simplificação da contribuição tributária.

Contudo, existem algumas restrições para a atuação do MEI. O MEI não pode ter ganhos acima de R $81 mil ao ano e não pode realizar atividades que necessitem de formação especializada, como médicos, advogados e contadores. 

Porém, caso o empreendedor opere com uma das atividades permitidas ao MEI, e venha a faturar acima do teto máximo, poderá abrir uma Micro Empresa (ME). Desse modo, o limite de faturamento é ampliado para R $360.000,00 anual.

Nessa etapa de legalização da empresa, também devem ser definidos os regimes de tributação (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido), e a natureza jurídica, que pode ser:

  • Empresário Individual;
  • Ltda;
  • EIRELI;
  • Sociedade Limitada Unipessoal.

Consulta de viabilidade e obtenção de licenças na prefeitura

Após obter o cadastro do CNPJ, é necessário fazer o registro da empresa na Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP, a fim de obter a liberação para o exercício das atividades. 

Nesse aspecto, torna-se necessário requerer os alvarás e as licenças de funcionamento, como licenças ambientais e alvará da Vigilância Sanitária. Contudo, para cada atividade, pode ser necessário uma gama diferente de licenças.

Esses serviços são pagos, e a emissão de tais documentos são uma etapa importante da abertura de empresas em Santos.

Após a aprovação do exercício das atividades pela prefeitura, é necessário organizar a documentação 

Como o leitor pôde compreender, abrir uma empresa envolve várias etapas.
Contudo, todas essas burocracias podem ser simplificadas com o auxílio de um contador. 

A Contasc Contabilidade tem os serviços perfeitos para auxiliar o empreendedor na abertura do seu negócio. Para conhecer nossas soluções, entre em contato conosco e fale com nossos consultores!

Se você gostou desse artigo e deseja acompanhar mais conteúdos no segmento da contabilidade, finanças e negócios, acesse o nosso blog e siga as nossas redes sociais

Aproveite para ler também: Alteração e Encerramento de Empresas: Entenda como funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *