Dicas de Gestão

Despesas que a sua empresa pode reduzir já no início do ano

despesas-que-a-sua-empresa-pode-reduzir-contasc

O começo do ano é um período no qual as empresas buscam se planejar para o que vem pela frente. Neste momento, é mais do que comum buscar por formas assertivas de reduzir as suas despesas.

Afinal de contas, são várias as despesas que, quando colocadas no papel, podem se apresentar como dispensáveis. Com isso, os empreendedores podem acabar proporcionando uma maior economia.

Desse modo, é possível encontrar mais dinheiro no caixa para a realização de investimentos. O que pode, inclusive, impulsionar o crescimento de uma empresa, a posicionando com cada vez mais autoridade no mercado.

Sendo assim, o que você acha de compreender quais são as despesas que já podem ser reduzidas no começo do ano? Acompanhe o nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Confira também o nosso artigo sobre os: Incentivos fiscais: como conseguí-los para reduzir as despesas tributárias da sua empresa.

Quais despesas podem ser reduzidas?

Atualmente, um dos principais motivos por trás do fechamento de empresas está na falta de recursos financeiros. O que acontece, principalmente, por causa de uma gestão financeira ineficiente.

Dessa forma, a fim de implementar uma gestão mais assertiva, é indispensável compreender todas as despesas de uma empresa. O foco é se manter em dia com todas elas e buscar por formas de reduzi-las.

Afinal de contas, é mais do que possível compreender uma série de despesas que podem ser reduzidas dentro de uma empresa. O que, consequentemente, acaba resultando em mais dinheiro no caixa.

Contudo, como os empreendedores podem atuar de forma responsiva dentro de uma gestão financeira?

Uma boa dica é utilizar uma planilha de controle de gastos, que permite identificar todas as despesas por trás de uma empresa. Com o tempo, é possível também migrar para um sistema de gestão.

Agora, que tal compreender os principais exemplos de despesas que podem ser reduzidas na sua empresa? Acompanhe a seguir!

1. Papel e impressão

O primeiro exemplo da nossa lista de despesas que podem ser reduzidas se encontra na utilização de papel para impressão. Afinal de contas, o fluxo de impressões tende a ser alto no dia a dia de um negócio.

Com isso, é necessário buscar por maneiras assertivas de reduzir o consumo de papel. Sendo que uma delas é adotar uma política que incentive a consciência ambiental. Ou seja, deve-se imprimir somente o que for necessário.

Além disso, uma outra forma de promover uma redução nos gastos com papel é digitalizando algumas operações. Isso porque, agora, ao invés de imprimir documentos, será necessário apenas digitalizá-los.

Confira também o nosso artigo sobre o: Pix: tudo o que você precisa saber sobre esse novo meio de pagamento.

2. Consumo de energia

Uma outra despesa que pode acabar passando despercebida pelos empreendedores é o consumo de energia elétrica. Desse modo, são várias as possibilidades para economizar neste sentido, confira:

  • Aproveitar a luz solar;
  • Desligar lâmpadas em ambientes desocupados;
  • Utilizar o ar condicionado com moderação;
  • Desligar computadores ao final do dia.

Após colocar cada uma das práticas citadas acima em prática, será possível economizar no consumo de energia elétrica.

3. Copos de café e água

A famosa pausa para o café pode estar gerando um custo muito alto para a sua empresa. Isso porque, o alto consumo de copos descartáveis acaba proporcionando um custo que pode ser reduzido.

Deste modo, é fundamental incentivar que cada um dos colaboradores da empresa tenham canecas e garrafas próprias. Assim, será possível reduzir as despesas referentes ao consumo de copos descartáveis.

Aproveite também para acompanhar o nosso artigo sobre o: Guia do ICMS: O que é, quem deve pagar e como recolher o imposto.

4. Enquadramento tributário

Uma empresa pode se manter por um longo período de tempo pagando mais impostos do que deveria, sem ao menos tomar conhecimento disso. Consegue imaginar o custo por trás deste processo?

Dessa forma, a fim de reduzir as despesas tributárias da sua empresa, é fundamental ser assertivo no seu enquadramento tributário. Confira quais são as opções disponíveis para os empreendedores:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Sendo assim, após ser assertivo no momento de definir o regime tributário de uma empresa, é possível se manter pagando os seus impostos corretamente. Fato que promove uma maior economia.

Inclusive, se você deseja reduzir as despesas tributárias da sua empresa, conte com o apoio de um serviço especializado, como a Contasc Contabilidade. Nós somos o parceiro ideal da sua empresa!

O nosso foco é prestar serviços técnicos contábeis com eficiência, prazo e competência. Aproveite para entrar em contato conosco e descubra como os nossos serviços podem ajudar a sua empresa!

Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros artigos como este! Leia também sobre as Maneiras de manter sua empresa saudável no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *