Dicas de Gestão

Dicas para sobreviver à crise do coronavírus

sobreviver-a-crise-do-coronavirus

As inúmeras preocupações diante da pandemia do novo coronavírus já têm alcançado grande parte da população, principalmente as empresas. Com isso, considerando o contexto empresarial, deve-se buscar meios de sobreviver à crise do coronavírus.

O Ministério da Saúde e diversos especialistas têm dado inúmeras recomendações que afetam tanto a rotina das pessoas quanto das empresas.

As recomendações de isolamento social, por exemplo, afetam o dia a dia de uma empresa. E, para se adaptar às mudanças, é necessário quebrar a cabeça.


Sendo assim, buscando auxiliar estes empresários, separamos algumas dicas de como sobreviver à crise do coronavírus. Acompanhe a seguir!

Medidas para sobreviver à crise do coronavírus

A rápida crescente no número de casos no Brasil tem alterado o funcionamento do comércio e, principalmente, das pequenas e grandes empresas.

Desta maneira, muitas empresas já estão se preparando para sofrer os impactos negativos da crise do coronavírus. A grande preocupação dos empresários está em relação ao faturamento, que deve sofrer uma queda nos próximos meses.

Ou seja, é fundamental que uma empresa busque alternativas assertivas a fim de amenizar os prejuízos em seu caixa.


Com isso, muitos empresários já estão buscando formas de sobreviver à crise do coronavírus. Veja a seguir algumas das medidas que você pode adotar nos processos da sua empresa.

A importância de um controle financeiro

Um dos principais objetivos das empresas diante da crise que estamos vivendo é não quebrar. Com isso, manter um bom controle financeiro é de extrema importância não só para sobreviver, mas para conseguir se recuperar depois.

Tal contexto vale para todas as empresas, desde as pequenas até mesmo as grandes empresas. Ou seja, é de extrema importância se atentar às suas finanças e buscar equilibrá-las.

Não tem como fugir da crise do coronavírus. Com as mudanças atuais, como o isolamento social, as empresas precisam se preparar para uma queda em suas vendas e, consequentemente, em seus faturamentos mensais.

Portanto, uma das formas de cuidar do seu negócio em meio à crise é tendo total controle sobre as suas finanças.

Ou seja, todo empreendedor deve-se atentar ao fluxo de caixa da sua empresa e administrar suas finanças da melhor maneira possível.

1. Como o fluxo de caixa pode manter a minha empresa viva?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o fluxo de caixa. Entretanto, sabe como ele funciona na prática?

Dentro de uma empresa, o fluxo de caixa é uma das principais e mais conhecidas ferramentas para o controle financeiro. Ele é o responsável por permitir que o gestor tenha conhecimento e o domínio sobre todos os ganhos e despesas do seu negócio.

Ou seja, é ele quem registra, dentro de um determinado período de tempo, todas as movimentações financeiras dentro da empresa. Tudo aquilo que saí e que entra.

Desta forma, é possível fazer previsões para os próximos meses, mantendo assim a sua empresa com as finanças equilibradas.

Além disso, o fluxo de caixa também permite fazer cortes na despesas de uma empresa, uma vez que ele avalia tudo aquilo que é dispensável ou indispensável.

2. Separando despesas fixas de variáveis

Diante da crise do coronavírus e na consequente queda do faturamento, é essencial que todas as empresas busquem formas de reduzir os seus gastos.

Por meio do fluxo de caixa, é possível identificar e separar as despesas da sua empresa como fixas e variáveis. Vamos entender como funcionam ambas?

As despesas fixas são aquelas que não possuem qualquer relação com o custo do produto, já as fixas possuem uma relação indireta.

Para que você entenda melhor suas diferenças, despesas fixas dizem respeito ao valor pago por aluguel, por exemplo. Em contrapartida, as variáveis se apresentam como os valores pagos pela energia elétrica.


Ou seja, avalie quais são as despesas que a sua empresa pode cortar e aumente, assim, os recursos disponíveis para sobreviver à crise do coronavírus.

Como adaptar o meu negócio para sobreviver à crise do coronavírus?

Como dito, chegou o momento de você reavaliar o seu negócio e buscar formas de reduzir algumas despesas com o intuito de manter a sua empresa ativa.

Um dos métodos que mais tem sido adotado no momento pelas empresas é a possibilidade do home office. A prática, além de manter a sua empresa atuando no mercado, valoriza a saúde de todos os seus funcionários e reduz despesas.

No Brasil, já são mais de 12 milhões de brasileiros atuando como home office. Ou seja, é uma prática que tem ganhado cada vez mais adeptos.

Logo, para sobreviver à crise do coronavírus, é preciso se adaptar ao mercado e às oportunidade de manter seu negócio ativo.

Continue acompanhando o nosso artigo para descobrir algumas dicas de como ser produtivo mesmo trabalhando de casa.

Dicas para o trabalho home office

Por ser um ambiente totalmente diferente da empresa, muitos funcionários acabam se deparando com algumas dificuldades na rotina como home office.

A falta de preparo pode influenciar diretamente na queda de produtividade e, consequentemente, problemas na entrega de resultados.

Portanto, é fundamental se atentar às práticas recomendadas para o trabalho home office. São elas:

  • Reuniões diárias com os seus funcionários, sejam elas por skype, hangouts etc;
  • Manter o mesmo horário comercial, evitando assim a queda de rendimento;
  • A escolha de um ambiente calmo e organizado para trabalhar, longe de distrações e de um grande fluxo de pessoas;
  • Saber separar os afazeres de casa com os do trabalho, evitando assim distrações e atividades feitas de qualquer maneira;

Sendo assim, oriente os seus funcionários sobre o trabalho home office e mantenha a entrega de resultados satisfatórios.

Sobreviver à crise do coronavírus não é uma tarefa fácil. Contudo, todo o cenário que estamos vivenciando hoje vai passar. A maneira como a sua empresa se encontrar no período pós-crise vai determinar como será a sua retomada.

Ou seja, procure adotar as medidas necessárias para que a sua empresa se mantenha ativa e passe pela crise sem acumular uma grande quantidade de dívidas.

Não deixe de entrar em contato com um serviço especializado em gestão e acompanhamento de empresas!

Aproveite e acesse o nosso blog para conferir todos os conteúdos que disponibilizamos para o sucesso da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *