Dicas de Gestão

Geração de caixa: um plano para quando parecer que não há alternativas

geração-de-caixa-um-plano-para-quando-parecer-que-não-há alternativas-contasc

Muitas empresas acabam errando na hora de administrar as suas finanças e, com isso, podem acabar quebrando ao longo do anos. Dessa maneira, conceitos como a geração de caixa fazem toda a diferença na manutenção de um negócio.

De acordo com o Sebrae, uma grande quantidade de empresas acabam fechando antes mesmo de completarem cinco anos de vida. Dentre os vários fatores envolvidos em seu insucesso, a perda financeira se destaca e merece ser tratada como prioridade.

Sendo assim, é fundamental entender o que é a geração de caixa e como ela pode se tornar um plano para quando parecer que não há alternativas.

Acompanhe o nosso artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto! Vamos?

O que é a geração de caixa?

A geração de caixa, basicamente, atua como um indicador que aponta a capacidade que uma empresa tem de arcar com todas as suas despesas.

Ou seja, ela funciona com o intuito de avaliar o caixa de uma empresa, identificando se existe recurso suficiente para o pagamento de contas de água, luz, manutenção de equipamentos, folha de pagamento de funcionários, impostos, tributos, dentre outros.

Dessa forma, para que uma empresa se mantenha financeiramente saudável, é de extrema importância que ela tenha todas as suas movimentações financeiras registradas. Logo, deve-se ter o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecem.

No entanto, muitas empresas confundem o conceito de geração de caixa com o lucro que elas registraram. Tal confusão pode ser bastante prejudicial para a administração de um negócio, podendo levá-lo à falência.

Portanto, é de extrema importância saber diferenciar os termos e quais as características de cada um dentro de um negócio. Saiba agora mesmo como diferenciá-los.

Geração de caixa x Lucro

Constantemente confundido com a geração de caixa, o conceito de lucro de uma empresa não é tão difícil quanto você pode imaginar ser.

De maneira resumida e prática, o lucro se apresenta como o valor que é ganho por uma empresa por meio da venda dos seus produtos e/ou serviços.

Em contrapartida, a geração de caixa diz respeito à como o caixa de uma empresa se encontra. Se ele é positivo, significa que ela tem condições de arcar com as suas despesas. Já quando ele está negativo, a empresa correr sérios riscos de atrasar pagamentos e acabar se endividando.

Como melhorar a geração de caixa da minha empresa?

Assim como todo processo interno de uma empresa, a geração de caixa também pode ser melhorada. Afinal, já conseguimos entender o quão importante ela é dentro da gestão financeira.

Sendo assim, conheça agora quais são os processos que otimizam a geração de caixa e a tornam um plano para quando parecer que não há alternativas. Acompanhe a seguir.

Controle o seu faturamento

Um dos principais fatores para que uma empresa aumente o seu lucro é o faturamento. Dessa maneira, é de extrema importância ter um melhor controle sobre ele.

Ou seja, é essencial que todo gestor busque implementar processos para que a emissão de Notas Fiscais seja automatizada. Outra alternativa para controlar o faturamento é contratar profissionais especializados e qualificados no assunto. 

Consolide os seus empréstimos

Uma das práticas mais comuns na vida de um pequeno e médio empresário se apresenta como a contratação de empréstimos.

Além disso, pode acontecer que esses empresários fiquem com medo de contratar um empréstimo, uma vez que eles podem acabar acumulando uma grande quantidade de juros e, consequentemente, inúmeras dívidas.

Sendo assim, é fundamental que, ao enxergar a necessidade de contratar um empréstimo, uma empresa busque negociar com o seu banco. Além de optar pela melhor alternativa, você evita o risco de ter que lidar com juros altos e dívidas.

Incentive os seus clientes a pagarem antes

Outro ponto que influencia diretamente na melhoria da geração de caixa é a criação de incentivos para que os clientes de uma empresa paguem antes.

Estamos falando de promoções, descontos e ações especiais para que a empresa consiga mais dinheiro antes que o mês feche.

Dessa maneira, é possível terminar o mês com o caixa positivo e com condições de pagar todas as suas despesas.

Processos automatizados

Com o avanço da tecnologia nos processos internos de uma empresa, já é possível automatizar alguns setores, como o faturamento.

Sendo assim, deve-se compreender as melhores oportunidades de automatização disponíveis para a sua empresa e usá-los ao seu favor.

Em suma, a geração de caixa deve ser tratada, independentemente do tamanho e do setor que uma empresa atua, como muita seriedade. Afinal, ela é um medidor que pode levar o seu negócio à saúde financeira ou ao seu insucesso.

Portanto, busque ter controle sobre todas as movimentações financeiras que ocorrem, a fim de estabilizar as contas da sua empresa.

Se você deseja mais dicas e informações sobre como fazer a gestão do seu negócio, acesse no nosso blog e confira todo o nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *