Dicas de Gestão

Gestão de compras na construção civil: como torná-la estratégica?

gestão-de-compras-na-construção-civil-como-torná-la-estratégica

Você sabia que a gestão de compras na construção civil contribui para a redução e controle de estoque? Está é um importante estratégias que possui como seu principal objetivo a redução de desperdícios e que além disso contribui para uma maior economia do capital de giro. 

Desta forma, administrar corretamente os pedidos de compras na construção civil, contribui de forma positiva na segurança de seu estoque de materiais, evitando assim tanto o excesso de produtos como também a falta. 

Veja a seguir como tornar estratégica a gestão de compras na construção civil! Acompanhe nosso artigo. 

Faça o planejamento e controle 

A realização da gestão de compras na construção civil, precisa ser feita por um profissional capacitado nesta área, como, por exemplo, o gestor de compras.

Afinal, é preciso contar com um profissional experiente que possa cuidar de sua gestão de forma eficiente, independentemente do tamanho de sua empresa. 

Geralmente, o processo de compras de materiais utilizadas no canteiro de obras, se inicia após a aprovação dos orçamentos realizados. Desta forma, a partir do momento que o gestor tem em mãos o orçamento de compra para novos materiais, bem como a listagens de serviços a serem cumpridos será preciso a elaboração de um planejamento de obra. 

A elaboração deste planejamento, auxiliará o gestor a ter mais precisão principalmente no que diz a respeito o consumo dos produtos de forma correta e econômica. Possibilitando, identificar como deverá ocorrer a periodicidade de compra de produtos. 

Além disso, o responsável pela gestão de compras na construção civil, deverá estar sempre atento e em acordo com os seus fornecedores, a fim de garantir assim a compra dos melhores produtos sempre com o preço mais acessível. 

Quais são as responsabilidades do gestor de compras:

  • Logística;
  • Armazenagem dos produtos espaço apropriado; 
  • Qualidade dos materiais. 

Tenha o controle das entradas e saídas de materiais 

A realização da gestão de compras na construção civil, está ligada diretamente ao controle de materiais. Segundo dados do Blog Henrique Castilho, 30 % dos gastos envolvidos da construção civil estão associados ao desperdício. Desta maneira, para que um gestor possa reduzir estes números será preciso que ele tenha o controle das entradas e saídas de materiais, que podem ser feitas das seguintes maneiras: 

  • Fiscalização diária do canteiro de obras;
  • Automatização dos cálculos realizados na utilização dos materiais em cada operação e etapa;
  • Rastreamento dos materiais feito por meio de RFID (etiquetas de radiofrequência);
  • Otimização dos sistemas que fazem projeções de demanda.

Invista na compra de matérias com bom custo-benefício 

A compra de materiais de má qualidade pode acabar ameaçando a segurança de seus usuários como também resultar no ocasionamento de processos onerosas para a empresa. 

Ou seja, a compra de matérias-primas dentre outros insumos de boa qualidade e de bom custo-benefício, contribui para a propagação de uma política de compras mais segura e saudável para o caixa de sua empresa. 

Evite realizar compras de materiais de emergência 

O profissional responsável pela gestão de compras na construção civil, deve estar sempre atento à movimentação de saída de seus produtos, tendo em mente que tempo é dinheiro é preciso imaginar que a falta de materiais pode atrasar a entrega do projeto dentre outros diversos tipos de imprevistos. 

Desta maneira, ao evitar realizar compras em estado de emergência, o gestor estará contribuindo para que o trabalho no canteiro de obras seja mais econômico e consciente. 

Construa bons relacionamentos com os seus fornecedores 

Uma outra forma de tornar a gestão de compras na construção civil, mais estratégica é construir bons relacionamentos com os seus fornecedores. Desse jeito, quanto melhor for a experiência da empresa com o seu fornecedor, mais vantagens o empreendedor. 

Além disso, contar com uma carteira de fornecedores de confiança possibilita condições de pagamentos especiais, descontos e melhores preços. 

Automatizar tarefas da gestão de compras na construção civil

Além de todas estas estratégias que abordamos acima, que tornam gestão de compras na construção civil mais estratégica e eficiente. 

Desta forma, é possível contar com o auxílio de uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP) que irá fornecer importantes informações para a gestão de compras. 

Além disso, por meio do uso de sistemas que automatizam o gerenciamento das tarefas de gestão será possível compreender quais os custos e despesas envolvidos nos processos de contratação de mão de obra, criação de orçamentos, gestão de pequenos estoques, ponto de pedido e etc. 

Agora que o leitor já sabe como fazer a gestão de compras na construção civil de forma eficiente, que tal ter acesso em tempo integral aos nossos outros conteúdos?

Uma dica essencial para os empreendedores é contar com o suporte de uma contabilidade. Afinal, estamos falando de profissionais especializados no assunto.

Aproveite para ler também: As melhores Ferramentas de gestão de pessoas: como adotar na sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *