Contabilidade para Área Médica

Como montar seu consultório odontológico

montar-consultorio-odontologico

Inúmeras dúvidas podem surgir no início de uma carreira e, para um profissional de odontologia, não seria diferente. E agora o que você deve fazer? Montar seu próprio consultório odontológico? Trabalhar em parceria com outro dentista? Ou ser empregada por uma clínica odontológica?

Estas são algumas das perguntas que você, como profissional de odontologia, deve estar se fazendo neste momento.

Como montar um consultório odontológico.

O primeiro passo para montar um consultório odontológico e se questionar quais são os seus objetos a longo prazo, como você imagina seu negócio daqui 2 anos? E daqui 5 anos? Como dissemos anteriormente algumas perguntas são frequentemente feitas aos profissionais ao longo de sua carreira.

O investimento inicial irá depender da ambição pessoal de cada profissional. Caso o objetivo seja expandir o seu negócio, certamente o investimento inicial será bem maior, do que um profissional que pretende começar pequeno.

Analise o mercado

Você precisará entender que montar um consultório odontológico vai além do amor a sua profissão é necessário ter uma visão administrativa, focando nos objetivos que proporcionem retornos financeiros.

Separamos para você algumas perguntas que podem te ajudar a fazer esta análise de mercado. Caneta e papel na mão e vamos lá:

  • Quantos consultórios semelhantes ao meus estão funcionando no bairro X?
  • Qual o lucro médio desses negócios?
  • Como meus concorrentes estão trabalhando e atraindo seus clientes?
  • Qual o diferencial do meu serviço?
  • Como me destacar no mercado?
  • Quais as soluções e serviços posso oferecer?

Trabalhar estes pontos fundamentais podem te ajudar a tomar a direção correta e vencer a sua concorrência.  

Monte um plano de negócio

As perguntas que fizemos ao longo deste texto devem te direcionar também para a criação de um plano de negócio eficiente. Como você imagina seu negócio daqui X anos? Essa reposta deve ser o objetivo inicial do plano traçado visando o resultado no qual deseja atingir.

Desta maneira, o profissional deve estipular metas a curto, médio e longo prazo que o levem até este objetivo.  Imagine o objetivo como o topo de uma escada, e as metas como cada degrau. Agora imagine o que você deve buscar para subir cada degrau desta escada?

Atente-se a estabelecer um plano de negócios eficaz e que seja realista ao seu investimento inicial e sua proposta de trabalho. Com isso será necessário elaborar parâmetros objetivos, que possam ser mensuráveis da situação financeira e econômica de seu negócio.

Defina quais serviços serão oferecidos

Um consultório odontológico pode trabalhar com diversas modalidades de serviços como ortodontia, estética, implantodontia dentre outros tipos de serviços. Assim um mesmo cliente pode realizar diversos procedimentos odontológicos em um único lugar.

Tonando-se vantajoso tanto para o cliente que não precisar buscar diversas empresas para dar sequência ao seu tratamento como para a empresa que fideliza o cliente.

Uma vez realizado a definição dos serviços que a empresa irá oferecer, é necessário realizar de forma correta a precificação do tratamento. Dentre os fatores que devem ser estudados estão a sua concorrência direta no mercado, as especializações de seus colaboradores, o valor gasto com aquisição de equipamentos, custos fixos (água, luz, internet, aluguel e etc.) em busca de assim conseguir estabelecer uma tabela de preços de seus serviços que possa corresponder com o valor cobrado atualmente no mercado e que não te lese como empresa.

Fique atento às exigências legais

Em busca de entender da melhora maneira as exigências legais, procure um profissional especializado ou uma empresa de contabilidade.  Sendo importante que nenhum aspecto referente a legislação passe despercebido ou seja negligenciado, afim de que no futuro não sejam cobradas multas ou penalizações.

Um consultório odontológico, para seu funcionamento precisa estar em dia com as normas sanitárias e as regulamentações especificas da área odontológica.

Além disso é necessário fazer o planejamento tributário e identificar qual regime de tributos a sua empresa irá se enquadrar.  Lembre-se de elaborar um fluxo de caixa, a fim de monitorar todo o seu orçamento mensal ou semestral, evitando assim surpresas desagradáveis no futuro.

Portanto, podemos concluir que montar um consultório odontológico de qualidade envolve estudo de vários quesitos. Entretanto no momento de abrir uma empresa, o empreendedor pode sempre contar com a ajudar deum uma contabilidade especializada, que se responsabilizar pelos processos, tornando-os mais práticos e menos burocrático.

Quer ficar por dentro de mais assuntos semelhantes a este, não perca tempo acesse nosso blog agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *