Dicas de Gestão

Principais medidas do governo brasileiro contra o Coronavírus

medidas do governo brasileiro contra o coronavírus

A fim de amenizar os impactos gerados pela pandemia do COVID-19, uma série de medidas têm sido anunciadas pelo governo brasileiro contra o coronavírus.

O cenário atual é de bastante preocupação em relação ao avanço do novo coronavírus nas cidades de todo o Brasil. Dia após dia, o número de casos tem aumentado cada vez mais.

Dessa forma, visando frear a disseminação da doença, as medidas do governo brasileiro têm sido voltadas tanto para a rotina da população, quanto para as empresas.

Confira agora quais são as medidas do governo brasileiro contra o coronavírus e como lidar com todas elas.

Como tem sido a luta do governo brasileiro contra o coronavírus?

O combate ao avanço do novo coronavírus no Brasil tem se baseado em uma série de medidas adotadas pelo governo brasileiro, junto ao Ministério da Saúde.

As medidas são referentes ao comportamento de toda a população e das rotinas empresariais também. Afinal, todos os setores acabam sendo afetados pela pandemia que assola o país.

Dessa maneira, é de extrema importância tomar conhecimento acerca de quais são essas medidas, a fim de buscar uma adaptação à todas as mudanças.

Uma das formas de se manter atualizado diante das medidas atuais é contar com uma contabilidade. Afinal, ter à sua disposição profissionais especializados pode ser um diferencial do seu negócio.

Portanto, conheça agora quais são as medidas do governo brasileiro contra o coronavírus e como elas influenciam na rotina dos brasileiros.

Medidas de Isolamento Social

Uma das principais medidas preventivas é o isolamento social. Assim como em outros países do mundo, o Brasil já registra casos de transmissão comunitária.

Sendo assim, a fim de evitar a proliferação do vírus, a recomendação é que as pessoas fiquem em casa e evitem sair nas ruas.

É recomendado que as pessoas saiam de casa somente em casos extremos, como idas à hospitais em casos de sintomas ou em supermercados, desde que estejam devidamente protegidas.

Além disso, é necessário que as pessoas permaneçam em casa, mesmo se elas estiverem com os seus trabalhos ativos. Você verá, ao decorrer desse artigo, que uma das recomendações para as empresas é a possibilidade de trabalho remoto.

Evitar aglomerações

Outra medida fundamental para diminuir o número de pessoas infectadas é evitar aglomerações, como em shows e locais públicos.

Dessa forma, vários eventos como shows e cruzeiros marítimos estão sendo adiados ou até mesmo cancelado pelos organizadores.

Inclusive, atendendo à todas as medidas, diversas igrejas transmitindo as suas reuniões de maneira online, campeonatos de diferentes esportes estão temporariamente paralisados e os shoppings de todo o Brasil estão com as suas portas fechadas.

Home Office

Uma das medidas do governo brasileiro contra o coronavírus é a oportunidade do home office para que as empresas permaneçam ativas durante o isolamento social.

Sendo assim, diversas empresas estão liberando os seus funcionários para desempenharem as suas atividades em casa.

A medida é fundamental, pois, além de manter uma empresa operando durante o período de crise, assegura-se a segurança e saúde de todos os profissionais.

Medidas para as empresas

Temendo um grande prejuízo financeiro nas empresas, o governo brasileiro tem anunciado várias medidas para dar um alívio para os empresários durante a crise.

Dessa forma, considerando que muitas empresas podem ter que conviver com uma queda em seus faturamentos mensais, as medidas são para que todas elas consigam se preparar financeiramente.

Com isso, as principais medidas são referentes ao adiamento de parcelas do Simples Nacional, além do depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS).

A Medida Provisória (MP), que anteriormente havia sido pela presidência do país, passou por revisão e fora novamente publicada nesta quarta feira dia um de abril.

Agora, a MP, permite que as empresas possam realizar redução de até 70% da jornada de trabalho e também nos salários de seus funcionários, durante o período de três meses. 

Caso esta medida seja aprovada, o governo irá se responsabilizar pelo pagamento da parte reduzida do salários dos trabalhadores. A princípio, é esperado que esta ação um custe cerca de R$ 51 bilhões para os cofres públicos.

Além disso, o seu texto prevê , caso o trabalhador tenha parte do seu salário reduzido, o mesmo poderá receber uma parcela de seu seguro-desemprego.

Outra importante medida publicada pelo governo, foi o prolongamento do prazo final de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2020 por mais 60 dias.

Deste maneira o prazo final, previsto para terminar no próximo dia 30 de abril, agora irá se estender até 30 de junho. 

É de extrema importância que toda a população se mantenha atento à todas as medidas do governo brasileiro contra o coronavírus. É possível que, nos próximos dias, outras medidas sejam adotadas.

Para continuar acompanhando as atualizações acerca do que pode mudar na rotina da sua empresa, acesse o nosso blog e leia todo o conteúdo que nós produzimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *