Contabilidade para Franquias

Tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

tudo-que-voce-precisa-saber-antes-de-abrir-uma-franquia

Está pensando em empreender e deseja adquirir uma franquia? Saiba que realizar uma análise de mercado será fundamental para o sucesso de sua escolha.

Além disso, também será preciso verificar a rentabilidade e lucratividade do modelo de franquia escolhido, como também o seu tempo de retorno do investimento aplicada.

O que deve ser levado em conta antes de abrir uma franquia

Faça Pesquisa de mercado

Atualmente, existem inúmeros modelos de franquias disponíveis. Contudo é preciso realizar uma pesquisa do cenário e mercado de forma criteriosa. Ao colocar na ponta do lápis todos os pontos de investimento e lucratividade, o empreendedor poderá segmentar melhor o nicho a ser investido.

Algumas opções serão descartadas pelo valor de investimento, outras por exigir sua dedicação exclusiva. Além disso, fatores como falta de identificação com o modelo ou falta de público para o mercado em determinadas regiões, também podem limitar a escolha.

Planeje os investimentos

Ao iniciar um negócio é preciso possuir um capital inicial capaz de manter a operação de sua franquia até que ela possa ser rentável ou, pelo menos, autossustentável.

Ao criar um planejamento estratégico para a franquia, é importante incluir o valor de investimento pessoal mais o tempo previsto para que o seu negócio atinja o ponto de equilíbrio.

Além disso também é preciso considerar o valor do capital de giro necessário para obter recursos necessários afim de manter o pagamento de todos os seus compromissos em dia, além de contar com uma reserva de capital que possa dar suporte ao empreendedor no início de seu negócio, uma vez que não será possível realizar grandes retiradas de sua empresa para o uso pessoal.

Aproveite para ler: Dicas para administrar melhor o financeiro da sua empresa

Faça a análise de lucratividade

Agora que você já conhece o quanto é preciso investir para abrir a sua franquia é preciso se perguntar sobre a sua rentabilidade. Por isso, se torna importante estudar o modelo de franquia desejado bem como fazer análises comparativas de outros investimentos no mercado.

Os modelos de franquias, são considerados investimentos que possuem prazos em seus contratos no qual o franqueador após os términos do prazo de contrato pode decidir renovar ou não. Diante disso é necessário conhecer o tipo de investimento a ser feitos bem como o prazo de retorno e lucratividade deste modelo.

Levando em conta apenas os aspectos financeiros, o modelo de franquia possui um menor porcentual de recursos imediatos, seu retorno é a curto prazo e possui altos índices de rentabilidade e lucratividade.

Avalie a experiência e suporte oferecido pelo franqueador

Ao abrir uma franquia, quando o empreendedor reproduz as mesmas condições em sua unidade as mesmas condições que as testadas em uma unidade-piloto, ele acaba minimizando as suas chances de erros e comprovando a viabilidade de seu negócio.

Uma vez que todos os problemas já foram corrigidos e o mercado já conhece os produtos oferecidos e a empresa já possui uma posição no mercado consolidada.

Alguns empreendedores, ao comprar uma franquia sentem a necessidade de inovar apresentar algo novo para o mercado. Contudo, podem enfrentar grandes dificuldades principalmente se o modelo de seu negócio se apresentar como um modismo passageiro.

Através do sistema de franquias, o empreendedor possui um Know-How, pois reproduz um modelo que já possui sucesso e reconhecimento no mercado. De maneira geral, eles buscam abrir modelo de franquias que possuem características mais seguras e que possam apresentar menos riscos de mercado.

Está pensando em empreender e deseja abrir uma franquia? Saiba que realizar uma análise de mercado será fundamental para o sucesso de sua escolha.

Como ter sucesso como franqueado

Cuide da saúde financeira da franquia

É de reponsabilidade de um franqueador, gerir e entregar todos os documentos que comprovam a capacidade financeira da unidade franquiada. Além disso é preciso garantir que os seus franqueados possuem uma viabilidade e conhecimento do seu plano de negócios, possuindo todos os dados financeiros que possam comprovar a sua capacidade de funcionamento e gestão de sua rede.

Sendo assim é preciso que o empreendedor franqueado se informe sobre a regularidade fiscal e tributarias para sua empresa, verificando também as certidões negativas municipal, estadual e federal.

Através destas referencias comerciais, é possível fazer uma correta apuração dos primeiros indícios de problemas financeiros ou não pagamento de fornecedores e serviços contratados.

Lembre-se, a internet pode ser sua verdadeira aliada, o franqueado pode utilizá-la em suas pesquisas, verificar se o modelo de franquia desejado está em dia com os cumprimentos de suas obrigações e exigências legais.

Troque experiências com outros franqueados

O empreendedor poderá trocar experiências e tirar suas dúvidas a partir da Circular de Oferta de Franquias (COF),através dele é possível consultar todas as informações gerais de um negócio, bem como as suas situações legais, obrigações e responsabilidade de cada parte.

O franqueado poderá fazer pesquisas de informações sobre sua rede e confronta-las com o franqueador durante suas entrevistas e reuniões.

Um segundo ponto relevante, desse processo de troca de experiências é entender os motivos que fizeram alguns empreendedores a desistir ou rescindir os seus contratos. 

Conte com a ajuda de especialistas

Conte com ajuda de um profissional capacitado durante a análise do modelo de franquia desejado. Os modelos de franquias apresentam inúmeras vantagens quando comparados a abertura de uma empresa do zero, contudo você não estará livre do processo burocrático de abrir uma empresa, realizar analise financeira e econômica.

Nós da Contasc Contabilidade, estamos disponíveis para abrir e regularizar sua empresa no âmbito que for necessário. Para isto, forneceremos a solução para todos os procedimentos documentais de constituição, alteração, regularização de sua empresa, como contrato ou estatuto social, registro no CNPJ, inscrições estaduais, municipais, órgãos de classe e afins.

Venha conversar com a gente! Gostou deste conteúdo? Então você não pode perder nossos outros artigos! Acesse nosso blog agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *