Contabilidade para Varejo

Como montar um comércio Varejista: planeje tudo antes de começar a vender

como-montar-um-comercio-varejista

Ter seu próprio negócio, é o sonho de muitos brasileiros. E isto é ótimo, mas o que fazer quando o dinheiro para investir é pouco? Como montar um comércio varejista do zero?

Estas são apenas algumas das principais dúvidas de quem está começando agora. Quer aprender como começar um novo negócio e gastar pouco no processo de abertura de seu empreendimento?  Confira!

Como montar um comércio varejista gastando pouco 

O comércio varejista é um setor que por diversas vezes pode enfrentar momentos de instabilidade, diante de uma crise econômica e até que o negócio possa se recuperar a primeira coisa que os seus gestores é planejar o seu orçamento e realizar redução suas despesas.

Atualmente, é possível montar um comércio varejista de forma segura e gastando pouco.  Desta forma, não é preciso possuir valores exorbitantes de investimento para começar as operações de um comércio.

Além disso, empresário do ramo de varejo, não costuma fazer grandes compras ou possuir um grande estoque como o atacado. O foco neste mercado é vender o que o seu cliente precisa e na quantidade que eles procuram.

Assim, o empreendedor que que deseja montar um comércio varejista, já possui uma pequena vantagem frente aos que trabalham com atacado, uma vez que não precisam investir inicialmente na compra de muitas mercadorias.

Defina o nicho de atuação

O primeiro passo, para quem deseja montar um comércio varejista, será escolher qual será o seu nicho de atuação. Permitindo assim que o empreendedor compreenda qual será o seu público bem como o tipo de mercadoria que irá comercializar. 

Nossa dica, é que o empresário escolha um nicho que ele já possa estar familiarizado, facilitando assim o desenvolvimento de todos os processos que envolvam a abertura do negócio como também a sua rotina de vendas no dia a dia, contribuindo para o seu crescimento e sucesso.

Lembrando, que também deve ser considerado, os principais nichos trabalhados no mercado bem como os que apresentam maior lucratividade.

Defina a localidade do negócio

Todo comércio varejista precisa de um local físico, mesmo que suas vendas sejam feitas por e-commerce. Logo, será preciso procurar por um ponto que seja de fácil acesso e bem localizado.

Desta forma invista, em locais como centro da cidade, avenidas movimentadas, centros de compras e até mesmo shopping centers.

Quando maior o fluxo de pessoas, maior será a visibilidade de seu empreendimento.

Conheça o seu público-alvo 

Uma das principais maneiras de economizar, no momento de montar um comércio varejista, é conhecer o perfil de seu público.

Grande parte dos empreendedores que ignoram este aspecto, acabam tendo que investir um volume bem maior do que seria necessário. Uma vez que ignoram a necessidades de seu público-alvo.

Para a definição do público alvo, é importante levar em conta perguntas que podem direcionar esse momento, como por exemplo:

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Quais são as principais necessidades deste público?
  • Quais os tipos de produtos que mais os atraem?
  • Como e quando fazem as suas compras?
  • Quanto estão dispostos a gastar?

Está são apenas, algumas perguntas básicas. Sendo preciso estudar de maneira completa quem é o seu público alvo, antes mesmo de começar um novo negócio. Assim será possível entender com qual tipo de consumidor o empreendedor estará lidando com uma maior precisão.

Crie um plano de negócios

Outro passo importante para quem deseja montar um comércio varejista é a fundamentação de um plano de negócios.

Através dele será possível diminuir a insegurança de abrir um novo negócio, como também reduzir as chances de erro ao longo do processo, permitindo assim maiores chances de sucesso.

Além disso, deverá ser elaborado estratégias que permitem realizar um plano de ações estratégicas e práticas que contribuam para a lucratividade e crescimento de um empreendimento.

Faça um planejamento financeiro

Um dos principais erros cometidos tanto por que está começando agora como também por quem já possui um estabelecimento comercial é não se preocupar ou dar importância ao planejamento financeiro.

Realizar o planejamento financeiro vai além de organizar em uma planilha todos os seus gastos mensais. É por meio deste planejamento que o gestor irá declarar todos os seus gastos, previsões de receitas, investimentos necessários.

Enfim, é por meio da confecção deste documento que o empreendedor irá garantir a saúde financeira de seu empreendimento, bem como estratégias a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo.

Aproveite para ler: “Dicas para administrar melhor o financeiro da sua empresa

Mantenha a contabilidade sempre em dia

Cuidar de tudo sozinho, pode acabar saindo mais caro do que esperado e por isso investir na contabilidade como aliada de um negócio varejista pode ser a melhor atitude a ser tomada.

Contar com o auxílio de uma empresa de contabilidade especializada, será fundamental tanto para o processo de abertura da empresa e emissão do CNPJ, bem como a escolha do regime tributário adequado para o modelo de negócio. Proporcionando assim uma maior economia. 

Uma vez que estas profissionais possuem conhecimentos técnicos e entendem quais são as obrigações legais e tributárias que regem um comércio varejistas.

Agora que você já aprendeu, como montar um comércio varejista de forma segura, conte com a ajuda de nossos profissionais. Eles darão todo o apoio que você precisa!

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhar com seus amigos em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *