Dicas de Gestão

Como calcular o desconto do INSS: Novas alíquotas 2020

como-calcular-o-desconto-de-INSS-constasc

O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, é um assunto que ainda gera bastante dúvidas. Afinal, calcular o seu desconto com as novas alíquotas 2020 demanda um maior conhecimento sobre o assunto.

Atualmente, o INSS é um dos responsáveis pelo pagamento referente a aposentadoria e de outros benefícios para um trabalhador.

Deste modo, todos que contribuem com a Previdência Social podem, depois de determinadas condições específicas, garantir um benefício mensal. Condições essas que envolvem tempo de trabalho ou algum acidente de trabalho.

Ou seja, é por meio do INSS que o trabalhador garante os seus direitos. No entanto, eles são concedidos em momentos específicos.

Sendo assim, considerando a importância do INSS na vida de um trabalhador, que tal compreender melhor como ele é calculado e descontado?

Acompanhe a seguir o nosso artigo e descubra as suas alíquotas e como é feito o cálculo do seu desconto.

Leia também o conteúdo sobre o assunto Principais erros cometidos na gestão empresarial: como evitar?

O que é o INSS?

Antes de compreender como calcular o desconto do INSS, é de fundamental importância descobrir do que ele se trata. Afinal de contas, estamos falando de um assunto presente na vida de todos os trabalhadores brasileiros.

Deste modo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), se responsabiliza pelo pagamento da aposentadoria e de alguns benefícios para um trabalhador.

Sendo assim, é descontado um valor no salário de um empregado, que é destinado para a Previdência Federal. Assim, o trabalhador vê as suas chances de ter os seus direitos aumentados. Isso porque a responsabilidade é da sua empresa.

A contribuição referente ao INSS, como você pode perceber, é de fundamental importância para um trabalhador. Afinal, ela oferece uma série de assistências. Vamos conhecer quais são?

Confira também o nosso artigo sobre o assunto Assessoria Jurídica na análise de contratos de serviços.

Quais assistências tenho direito?

A partir do momento que é calculado o desconto do INSS no salário bruto de um trabalhador, ele passa a ter alguns benefícios.

Desta maneira, confira a seguir todas as assistências que um trabalhador pode ter por meio da sua contribuição:

  • Aposentadoria (por tempo de contribuição ou idade e invalidez);
  • Pensão por morte;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • 13º Salário;
  • Reabilitação profissional.

Todos os itens acima fazem parte das assistências que um trabalhador tem acesso por meio da contribuição do INSS.

No entanto, muitos ainda se encontram em dúvida quando o assunto é o desconto do INSS no salário. É o que vamos abordar agora por meio deste artigo. Continue acompanhando e descubra!

Além disso, confira também sobre Vendas Online: Conheça os mercados mais promissores e como adaptar sua força de vendas.

Como é o desconto do INSS?

O desconto do INSS acontece antes mesmo do trabalhador receber o seu salário líquido. Ou seja, ele incide diretamente na folha de pagamento de uma empresa.

Deste modo, todo trabalhador precisa se manter ciente de que tal desconto acontece de maneira progressiva. O que significa que ele varia de acordo com o valor do salário bruto de um profissional.

Sendo assim, em março de 2020, novas alíquotas passaram a ser adotadas para que seja calculado o desconto do INSS. Confira a seguir e descubra como funciona este cálculo:

Salário de contribuiçãoAlíquota para fins de recolhimento do INSS
Até R$ 1.045,007,5%
De 1.045,01 até 2.089,609%
De 2.089,61 até 3.134,4012%
De 3.134,41 até 6.101,0614%

Desta forma, conseguimos perceber que o desconto do INSS pode variar entre 7,5% e 14%, sendo que o que demanda tal variação é o salário recebido por um trabalhador.

As alterações nas alíquotas do INSS surgiram como uma reação ao novo cenário encontrado no mercado. Afinal, com a crise do novo coronavírus, a realidade das empresas já não mais a mesma de antes.

Portanto, você pode acompanhar que compreender e calcular o desconto do INSS não é uma tarefa tão difícil. Agora, basta colocar em prática tudo o que foi aprendido por meio deste artigo.

Caso tenha gostado e queira ler outros conteúdos como este, basta acessar o nosso blog e nos acompanhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *