Dicas de Gestão

Porte da empresa: como definir o tamanho da sua empresa

porte-da-empresa-como-definir-contasc

Ao decidir começar o próprio negócio, os empreendedores precisam lidar com uma série de burocracias. Dentre elas, a escolha do porte da empresa, que determina o seu tamanho.

São vários os termos que fazem parte da vida de um empreendedor. Não somente o porte da empresa, como também regime tributário, alíquota de impostos, entre outros.

Deste modo, ao definir o porte de uma empresa de maneira incorreta, ela pode acabar tendo que enfrentar alguns problemas no seu funcionamento. Fato que demanda uma maior atenção por parte dos empreendedores.

Sendo assim, você sabe como definir o tamanho da sua empresa? Pensando em proporcionar um melhor entendimento sobre o assunto, preparamos este artigo!

Continue acompanhando para compreender como definir o porte da empresa de maneira assertiva. Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto!

Leia também sobre as: Vendas Online: conheça os mercados mais promissores e como adaptar sua força de vendas.

Porte da empresa: o que é e como definir?

O porte da empresa é um termo utilizado para que seja possível identificar o tamanho de uma empresa. Afinal de contas, são vários os modelos disponíveis para um empreendedor, como:

  • Microempresa;
  • Empresa de pequeno porte;
  • Médio porte;
  • Grande porte.

Deste modo, o que um empreendedor deve levar em consideração para definir o porte da empresa mais adequado para a sua estrutura de negócio?

Alguns fatores como o faturamento anual e o número de profissionais que serão contratados são de extrema importância no momento de definição. Afinal de contas, o foco é ser assertivo nesta escolha e não cometer erros.

Sendo assim, os gestores de uma empresa precisam de uma maior atenção no momento de escolher o melhor porte da empresa. Vamos compreender melhor este assunto? Confira a seguir!

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: Principais erros cometidos na gestão empresarial: como evitar?

Por que escolher o porte da empresa?

Agora que você já compreende o que é o porte da empresa, é fundamental entender também qual a sua importância.

Em primeiro lugar, definir o tamanho de uma empresa é indispensável para que os empreendedores possam fazer o seu enquadramento tributário. Ou seja, essa escolha influencia diretamente nas questões tributárias.

Desse modo, quando uma empresa é enquadrada no regime tributário incorreto, ela pode lidar com uma série de problemas. Um dos principais é o pagamento incorreto de impostos.

Além disso, situações como multas e perda de benefícios também podem acabar fazendo parte da rotina de uma empresa com o enquadramento tributário incorreto.

Portanto, é de extrema importância ser assertivo no momento de definir o melhor porte da empresa para o seu modelo de negócios. Continue acompanhando o nosso artigo para entender melhor cada uma das opções.

Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Prestação de serviços: como empreender nesse segmento.

Quais as opções para porte da empresa?

Após compreender o que é o porte da empresa e a importância da sua definição, é fundamental descobrir quais são as opções disponíveis para os empreendedores e quais são as suas especificidades.

Portanto, acompanhe a seguir todas as opções de porte para que você defina o tamanho da sua empresa. Confira!

1. Microempresa

A primeira opção para a definição do porte da empresa é a microempresa. Neste caso, estamos falando de um modelo de negócios que pode faturar até R$ 360 mil no ano.

Desta forma, ao optar por abrir uma microempresa, os gestores podem fazer a contratação de até 19 funcionários. O que define o máximo de contratações é o segmento de atividade da empresa.

Além disso, deve-se definir também o melhor regime tributário para uma microempresa. Sendo que as opções são as seguintes:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Para que a escolha do melhor enquadramento tributário seja assertiva, o recomendado é contar com o suporte de um serviço especializado, como uma contabilidade.

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: Assessoria Jurídica na análise de contratos de serviços.

2. Empresa de Pequeno Porte

Uma outra opção para os empreendedores que desejam abrir uma empresa é a Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Desta forma, uma empresa, quando classificada como uma EPP, pode apresentar um faturamento de, no máximo, R$ 4,8 milhões de maneira anual.

Sendo assim, os gestores de uma empresa encontram a possibilidade de contratar um número maior de funcionários. Agora, eles podem fazer a contratação entre 10 e 99 colaboradores, dependendo do segmento de atividade.

Em relação ao enquadramento tributário, as opções são as mesmas disponíveis para uma Microempresa.

3. Empresa de médio porte

Uma terceira opção, é abrir uma Empresa de Médio Porte. Neste sentido, elas não possuem limite de faturamento por ano.

Contudo, uma das principais características por trás deste modelo de tamanho de empresa é o limite de contratação de funcionários.

Deste modo, as empresas de médio porte podem contratar até 499 funcionários, de acordo com o seu segmento de atividade.

Leia também o nosso artigo sobre o assunto: Gestão de Projetos – Saiba como reduzir custos em sua empresa.

4. Grandes empresas

Uma última opção para os empreendedores é definir o porte como grandes empresas, que também não possuem um limite de faturamento anual.

A sua principal classificação é o número de colaboradores que estão envolvidos nas suas operações. Isso porque, a maioria das grandes empresas possuem filiais, o que demanda assim uma maior quantidade de trabalho.

Deste modo, este modelo de porte de empresa pode contratar, no máximo, 500 novos colaboradores.

Portanto, a definição do tamanho da empresa é indispensável para que o empreendedor possa abrir o seu próprio negócio com o pé direito.

Uma das formas de ser assertivo para abrir a sua empresa é contar com um serviço especializado, como uma contabilidade. Entre em contato conosco e descubra como nós podemos te ajudar!

Para continuar acompanhando o nosso conteúdo, acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo o que disponibilizamos por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *