Dicas de Gestão

Prevenção de passivos trabalhistas e tributários

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ma empresa deve se manter atenta à diversos processos no seu dia a dia. Um deles é a prevenção de passivos trabalhistas e tributários.

Ao dedicar uma atenção especial para o processo em questão, um empreendimento pode acabar economizando alguns eventuais gastos. E, deve-se concordar que todo e qualquer empreendedor gostaria de ver uma economia nas suas finanças.

Contudo, deve-se compreender, em primeiro lugar, o que são os passivos trabalhistas e tributários. Só assim é possível atuar de forma preventiva dentro um negócio.

O que você acha de entender melhor sobre este assunto agora mesmo? A boa notícia é que preparamos este artigo com o intuito de contribuir com os empreendedores que desejam obter um maior conhecimento.

Portanto, leia a seguir como a sua empresa pode fazer a prevenção de passivos trabalhistas e tributários. Acompanhe conosco!

Antes, confira também o nosso artigo sobre o assunto Assessoria jurídica na análise de contrato de serviços.

O que são passivos trabalhistas e tributários?

O primeiro passo para que uma empresa possa fazer a prevenção de passivos trabalhistas e tributários é compreender do que eles se tratam.

Deste modo, a definição de passivo trabalhista passa pela soma das dívidas referentes ao não cumprimento de obrigações trabalhistas de um empregador, que pode ser uma pessoa física ou jurídica.

Além disso, eles também podem surgir no momento que ele não efetua o recolhimento dos encargos sociais da maneira certa.

Neste sentido, a cobrança dos passivos trabalhistas não é imediata, uma vez que, em primeiro lugar, ela é exigida por meio tanto de reclamações trabalhistas, como fiscalizações do Ministério do Trabalho, entre outros.

Sendo assim, quando uma empresa não se atenta às práticas relacionadas à gestão de pessoas, ela pode ter que lidar com os passivos trabalhistas. O que faz com que ela tenha que utilizar os seus recursos financeiros para lidar com as indenizações.

Portanto, é de extrema importância adotar uma postura que contribua com a prevenção de passivos trabalhistas e tributários. Vamos entender as melhores dicas? Acompanhe a seguir!

Leia também o nosso artigo sobre o tema Principais erros cometidos na gestão empresarial: como evitar?

Quais as dicas para a prevenção de passivos trabalhistas e tributários?

Após entender o que são os passivos trabalhistas e tributários, chegou o momento de entender como a sua empresa pode atuar de forma preventiva.

O foco é implementar algumas estratégias e tomar decisões que contribuam no relacionamento entre empresa e os seus funcionários.

Desta forma, confira a seguir como você, empreendedor, pode promover a prevenção de passivos trabalhistas e tributários. Acompanhe conosco!

1. Conheça a legislação

O primeiro passo que todo empreendedor deve adotar é estudar a legislação. Afinal de contas, são diversas leis e tributos que podem, quando não seguidos, comprometer uma empresa.

Deste modo, deve-se compreender que todas as relações trabalhistas de um negócio não se restringem somente às práticas saudáveis.

Todos os setores de uma empresa devem permanecer integrados, cumprindo assim as normas trabalhistas. Fato que contribui na garantia da integridade tanto física como também moral e mental dos colaboradores.

Além disso, uma outra estratégia que pode funcionar é construir relações com sindicatos que representam diferentes categorias dos funcionários do seu negócio.

O foco é estar por dentro de todo e qualquer acordo trabalhista, repassando as informações para os seus empregados. Assim, todos ficam cientes dos seus direitos e deveres.

2. Aposte na comunicação interna

O segundo passo para atuar na prevenção de passivos trabalhistas e tributários é investir na comunicação interna dentro da empresa.

Um dos maiores problemas encontrados em um empreendimento é a fofoca e as especulações que não condizem com a verdade. Fato que abre espaço para interpretações erradas dos deveres tanto dos funcionários como também dos colaboradores.

Sendo assim, deve-se promover uma comunicação assertiva, que permita o conhecimento geral de todas as normas e políticas de uma organização.

Além disso, é fundamental abrir espaço para que os seus funcionários possam opinar, fazer críticas e dar sugestões, deixando o clima cada vez mais saudável.

Aproveite para ler também o artigo Vendas Online: conheça os mercados mais promissores e como adaptar sua força de vendas.

3. Desenvolva uma cultura organizacional

O que você sabe sobre cultura organizacional? Estamos falando de um termo responsável por reunir comportamentos, crenças, valores e políticas de uma empresa.

Quando um empreendedor decide investir na cultura organizacional do seu negócio, ele está motivando os seus funcionários a crescerem junto com a empresa.

Ao contrário, na ausência de uma cultura organizacional, um empreendimento pode ter que lidar com uma produtividade bem abaixo do esperado.

Deste modo, o recomendado é fomentar diretrizes que possam orientar os colaboradores a como devem agir dentro da sua empresa.

4. Foque na prevenção de assédios morais

A nossa quarta dica passa pela prevenção de assédios morais dentro de um negócio. A redução de casos assim passa pela produção de campanhas que busquem conscientizar todos os funcionários.

Além de promover a satisfação dos funcionários com a empresa, é possível se resguardar contra possíveis indenizações no futuro.

Confira também o nosso conteúdo sobre os Tipos de empresas existentes: conheça as estruturas de negócios.

5. Acompanhe os riscos no ambiente de trabalho

Um ponto que não pode ficar de fora da lista de práticas para a prevenção de passivos trabalhistas e tributários é a identificação de todos os riscos trabalhistas.

Problemas relacionados com o ambiente de trabalho podem ser mais comuns do que um empreendedor imagina.

Sendo assim, busque avaliar se a sua empresa atua com metas agressivas demais e, nesses casos, saiba como cobrar resultados dos seus funcionários.

6. Faça auditorias internas

É de extrema importância que um empreendedor busque identificar como está o ambiente interno da sua empresa.

Dessa forma, ele pode montar um comitê de profissionais de diferentes setores ou contratar um serviço especializado, como uma consultoria, para realizar auditorias internas.

O intuito é analisar a situação de cada um dos contratos da sua empresa, além de identificar se todos os processos estão sendo desempenhados da maneira correta.

Leia também sobre o assunto Reestruturação financeira: como replanejar as finanças em situações adversas.

7. Invista na advocacia preventiva

Quando uma empresa decide se relacionar com os seus funcionários de maneira respeitosa e clara, as chances de passivos trabalhistas são reduzidas.

Deste modo, um empreendedor pode atuar ao lado dos departamentos de Recursos Humanos e Jurídico. O intuito é elaborar um planejamento preventivo.

Sendo assim, é possível atuar na prevenção de passivos trabalhistas e tributários de maneira assertiva. Importante sempre levar em consideração que todas as dicas, quando seguidas, podem aumentar as chances de assertividade.

O que você achou do nosso artigo? Para outros conteúdos como o que você acabou de ler, acesse o nosso blog e confira!

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