Dicas de Gestão

Qual o papel da Contabilidade para Empresas em Recuperação Judicial ou Falências

recuperacao-judicial-ou-falencias-contasc

Nem tudo são flores no empreendedorismo. O que isso significa? Que, em algum momento, uma empresa pode se encontrar diante de uma situação na qual o processo de recuperação judicial ou falências seja o mais viável.

Desse modo, como uma empresa pode lidar com um processo como este? Em primeiro lugar, o ideal é contar com um serviços especializado ao seu lado, como uma contabilidade. Afinal de contas, estamos falando de profissionais que podem atuar como parceiro de negócios.

Aproveite também para ler o nosso artigo sobre a Assessoria Jurídica na análise de contrato de serviços.

Ou seja, existem profissionais especialistas que podem contribuir nos processos de recuperação judicial ou falências de empresas. Fato que torna a contabilidade um serviço indispensável para lidar com crises internas de um negócio.

O que você acha de entender melhor qual o papel da contabilidade para empresas em recuperação judicial ou falências. A nossa recomendação é que você acompanhe o nosso artigo com atenção e descubra tudo sobre este assunto.

Entenda os processos de recuperação judicial ou falências

Como você pode acompanhar previamente, uma empresa pode tanto lidar com momentos bons quanto ruins. No segundo caso, a situação na qual a empresa está inserida pode levá-la a lidar com processos de recuperação judicial ou falências.

De acordo com a “Lei de novas falências” (Lei nº 11.101 / 2005), a recuperação judicial é um processo que tem como intuito auxiliar um empreendimento que tem lidado com problemas em suas finanças.

Sendo assim, quando aplicada em uma empresa, a lei preza pela manutenção do seu patrimônio. O intuito é manter a sua atividade social, possibilitando assim o acerto com todos os seus credores. Para isso, em primeiro lugar, deve-se fazer um pedido na justiça.

O segundo passo é fazer um acordo com os seus credores utilizando um plano organizacional. É o que garante uma maior estabilidade financeira para se manter no mercado.

Contudo, como o próprio nome deste artigo já diz, contar com uma contabilidade durante todo o processo de recuperação judicial ou falências é fundamental. Fato que vai garantir a assertividade da sua solicitação.

Agora que você já conhece mais sobre este processo, vamos descobrir quando uma empresa deve recorrer à ele. Veja a seguir e descubra se o momento atual da sua empresa pede pela recuperação judicial.

Leia também o nosso artigo sobre Como montar um comércio Varejista: planeje tudo antes de começar a vender.

Quando um empresa deve procurar a recuperação judicial ou falências?

Após entender que um empreendimento está sujeito à lidar com momentos bons ou ruins, é necessário compreender quais motivos podem levar uma empresa a recorrer ao processo de recuperação judicial ou falências.

Dessa maneira, conheça a seguir os fatores que podem acabar resultando em um processo como o que estamos abordando:

  • Falta de um controle financeiro;
  • Quando há extensão dos prazos de pagamentos;
  • Falta de capital de giro;
  • Ausência de liquidez;
  • Má administração do capital de giro.

Sendo assim, o primeiro passo para recorrer ao processo de recuperação judicial ou falências é identificar quais motivos a levaram para tal situação. Afinal de contas, o foco é implementar ações de maneira preventiva. Fato que pode amenizar o momento de uma empresa.

Mais uma vez, precisamos reforçar a importância de contar com uma contabilidade atuando ao seu lado. A atuação de profissionais especializados podem garantir a recuperação de um negócio que se encontra em um momento ruim.

Além disso, entenda mais sobre as Vendas Online: Conheça os mercados mais promissores e como adaptar a sua força de vendas.

Qual o papel da contabilidade na recuperação judicial?

Uma das ações mais assertivas de empresas que estão lidando com processos como recuperação judicial ou falências é contar com o apoio de uma contabilidade, uma vez que estamos falando de profissionais experts no assunto.

Sendo assim, uma contabilidade, atuando ao lado de uma empresa, vai realizar algumas atividades em prol do bem-estar daquele empreendimento.

O primeiro deles é a análise de todos os balanços de uma empresa. O objetivo é avaliar e identificar qual é a capacidade daquele negócio se recuperar. Assim, é possível se manter ativa no mercado.

Desse modo, cabe ao empreendedor entregar alguns documentos ao escritório de contabilidade que está atuando ao seu lado. Conheça quais informações devem ser entregues ao contador responsável:

  • Balanço patrimonial;
  • Demonstração de resultados acumulados;
  • Relatório gerencial do fluxo de caixa e da sua projeção;
  • Demonstração referente aos resultados do último exercício social.

Agora, depois de ter em mãos todas as informações fornecidas pelo empreendedor, a contabilidade fará a análise da empresa. O intuito é, principalmente, identificar e avaliar qual a sua realidade econômica e financeira.

Ou seja, o papel de um contador é contribuir para que uma empresa permaneça ativa no mercado. Até porque nenhum empreendedor gostaria de ver o seu negócio fechando as portas, você também concorda?

Portanto, a contabilidade vai elaborar e organizar todos os documentos para que seja feita a petição judicial durante o processo de recuperação judicial ou falências. Ele acaba atuando como auxiliar do juiz.

Para mais artigos como o que você acabou de acompanhar, acesse o nosso blog e confira! Leia também sobre os Principais erros cometidos na gestão empresarial: como evitar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *