Para saber se a sua empresa está no caminho certo, nada melhor do que utilizar alguns dos indicadores financeiros mais importantes. Isso porque eles mostram como foi o faturamento, os custos e despesas, quais investimentos renderam mais, entre outros aspectos que integram a saúde financeira dos negócios.
Todo empreendedor deve ficar de olho e acompanhar os indicadores financeiros essenciais para o bom funcionamento da empresa. Que tal otimizar os resultados e reduzir custos?
Nesse artigo, abordamos os principais indicadores financeiros para você acompanhar periodicamente. Confira!
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Por que você deve acompanhar indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros ajudam a medir o desempenho de uma empresa nos mais diversos aspectos. Além disso, mostram os pontos positivos e negativos que influenciam todo o desenvolvimento dos negócios.
Os indicadores financeiros também demonstram o passado da empresa e fornecem os insumos para o planejamento do futuro, a partir de dados que apresentam a realidade do negócio. Ao mesmo tempo, permite que metas mais estratégicas sejam estabelecidas.
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Indicadores financeiros mais importantes
Depois de ver o que são indicadores financeiros, confira uma lista com os mais utilizados e importantes para a saúde financeira do seu negócio.
Fluxo de caixa
Aqui, são registradas todas as movimentações financeiras da empresa. Além do controle sobre o que acontece, ainda é possível projetar o saldo e estabelecer um capital de giro que irá segurar as contas da empresa em períodos de crise ou em imprevistos.
Em um fluxo de caixa não pode faltar:
- Todos os recebimentos em dinheiro, cartão, pix, entre outros meios de recebimento;
- Todos os pagamentos de despesas fixas e variáveis.
- Recebimentos e pagamentos que estão previstos para um período de no mínimo três meses.
Ticket médio
É o valor médio de cada cliente ou venda, ou seja, quanto maior for esse indicador financeiro, menos clientes a empresa precisa ter para alcançar resultados positivos. Dessa forma, um ticket médio alto é a melhor saída para investir na captação de novos clientes e ainda lucrar no processo.
Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o valor que a empresa precisa para pagar todas as despesas, incluindo os gastos fixos e variáveis. Após esse ponto de equilíbrio é que surge o lucro.
Custo fixo
Os custos fixos, como o próprio nome já diz, não variam de acordo com o sucesso ou fracasso da empresa. Por exemplo: aluguel, salários, água, internet, entre outros. Como esses custos são essenciais para que a empresa continue de pé, nada melhor do que controlar seus pagamentos.
Resultado líquido
É o famoso lucro, o valor que resta da receita depois dos descontos. O lucro é o maior objetivo de qualquer empresa, pois sem isso, não é possível continuar as atividades por muito tempo.
Porém, importante ressaltar que somente o lucro não é um indicador confiável, pois não diz quanto há no caixa, os riscos e custos de oportunidade, etc.
Controle orçamentário
É uma ferramenta de gestão que acompanha o cumprimento de metas, uso dos recursos, entre outras questões que impactam a saúde financeira de qualquer negócio. Mas, para funcionar da maneira correta, precisa levar em consideração apenas dados concretos, e nunca palpites.
Agora que você já conhece os principais indicadores financeiros, conheça um pouco mais sobre a Contasc Contabilidade! Somos uma contabilidade na Baixada Santista e estamos à disposição para solucionar todos os procedimentos contábeis da sua empresa.
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Os nossos departamentos:
- Contábil – responsável por auxiliar o empresário na sua gestão, gerando informações, dados e planilhas necessárias para que ele possa ter a noção real de sua empresa, proporcionando o suporte necessário para a correta tomada de decisão.
- Fiscal – é o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas essas movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais sejam cumpridas.
- Pessoal – é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas. É um setor que realiza tarefas e atividades específicas, na qual cuidam dos assuntos referentes aos funcionários, desde a sua contratação.
- Secretaria – cuida do processo de recepcionar e direcionar clientes para o departamento responsável, sanar dúvidas e prestar informações e orientações, como contratos sociais, certidões e situações cadastrais.
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