Contabilidade

Precificação de produtos e serviços: Como fazer corretamente

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Fazer a correta precificação de produtos e serviços é indispensável para manter a empresa saudável no mercado. Essa é uma tarefa que impacta diretamente no capital de giro de negócios de todos os portes.

Além de permitir o pagamento das despesas fixas e variáveis, a correta precificação também possibilita a obtenção de lucro das empresas. 

Desse modo, precificar sem levar em conta os custos operacionais, como os relacionados à depreciação de equipamentos, frete para a compra de insumos, energia elétrica e demais custos para manter um negócio, é cometer um erro grave, que pode levar a sua empresa à falência financeira.

Para não correr esse risco, continue a leitura e descubra como fazer corretamente a precificação de produtos e serviços.

Leia sobre: Incentivos fiscais: como conseguí-los para reduzir as despesas tributárias da sua empresa.

O que é preço de venda?

A dificuldade que a maioria dos empresários têm em precificar os  seus serviços ou produtos, consiste em encontrar um equilíbrio entre os gastos com a produção, porcentagem de lucro e o  preço da concorrência. 

Nesse sentido, percebe-se que o preço de venda sofre interferências internas e externas ao negócio. 

Precificar consiste em fazer a formação dos preços com base nesses fatores: 

  • Custos de produção ou de execução do serviço;
  • Encargos;
  • Oferta e procura (demanda);
  • Margem de lucro;
  • Concorrência.

Qual a diferença entre preço e valor?

Existem produtos que podem ser vendidos com uma margem de lucro acima da média. Mas você sabe porque isso acontece?

Antes de fazer a precificação dos produtos e serviços da sua empresa, é necessário entender a diferença entre preço e valor de mercado.

O preço é formado com base nos fatores citados no tópico anterior, e podem ser resumidos em custos e encargos. 

Em contrapartida, o valor de um produto ou serviço é construído com base em:

  • Diferenciais do produto ou serviço;
  • Benefícios entregues ao consumidor;
  • Posicionamento da marca. 

A forma como as pessoas vêem a marca é fator crucial para o aumento do valor de um produto ou serviço.

Um item de alto valor de mercado pode receber, no momento da formação do preço, uma margem de lucro mais alta do que as praticadas por empresas que comercializam produtos similares. 

Esse conceito justifica o fato de um marca “x” oferecer um produto similar ao da marca “y”; porém, com valores completamente diferentes. 

Logo, a marca que vende um item a um preço bem acima do que é praticado no mercado, possivelmente alcançou esse patamar por ser desejada pelos consumidores.

Em contrapartida, uma empresa desconhecida pelos clientes, que opta por vender seus itens por um valor acima do preço médio praticado pelo mercado, pode sofrer com a redução das vendas. 

Como agregar valor ao seu produto ou serviço?

Como o leitor pôde perceber no tópico acima, o valor é um fator que ajuda a empresa a aumentar o lucro por venda. 

Ou seja, ter produtos e serviços de maior valor agregado é o desejo de todo empresário. Mas você sabe obter esse diferencial? 

Agregar valor é mostrar ao cliente que você vende tudo aquilo que ele precisa. Mais do que um produto, o cliente precisa perceber que a empresa entrega benefícios. 

O cliente que tem suas expectativas atingidas cria uma conexão com a marca e passa a ter um sentimento de simpatia em relação a outras marcas existentes no mercado.  

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Como fazer a precificação de produtos e serviços?

Existem alguns métodos e etapas que auxiliam o empresário a fazer a formação dos preços. O primeiro passo é identificar os custos. 

Faça o levantamento dos custos diretos, indiretos, fixos e variáveis. Considere, por exemplo, custos com frete para a compra de insumos, matéria prima, contratação de funcionários e de prestadores de serviços, compra e manutenção de maquinário. 

Outra questão a ser levantada, é em relação aos tributos. 

Nesse sentido, o montante de contribuição tem relação com o regime tributário escolhido: 

  • Simples Nacional; 
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

É possível fazer a diluição desse custo na média de produtos vendidos. Isso porque o pagamento dos tributos é um custo envolvido na manutenção do negócio. Também existe a possibilidade de precificar com base na demanda. 

Esse conceito se aplica principalmente para mercadorias escassas, exclusivas ou com pouco estoque. Nesses casos, o cliente se disponibiliza a pagar mais. 

Os preços praticados pela concorrência também devem ser levados em conta na precificação. É possível fazer a média dos preços encontrados no mercado e verificar se este número encontrado está próximo do valor que você deseja vender. 

Contudo, a precificação com base na concorrência exige cautela. É um método de não deve ser aplicado de maneira isolada, visto que as empresas têm custos diferentes umas das outras. 

Métodos de precificação de produtos e serviços

 Os principais métodos de precificação de produtos e serviços são:

  • Markup;
  • Dobro do custo;
  • Precificação múltipla. 

Continue sua leitura e compreenda o conceito de cada método de precificação de produtos e serviços:

O markup é um índice multiplicador que tem como base o custo. Para fazer esse cálculo e chegar ao índice markup de forma bem simplificada, você deve saber o custo da mercadoria vendida, os impostos sobre a venda, o custo fixo (aluguel, salários, energia e por aí vai), além do lucro que deseja obter.

Enquanto a estratégia de dobro do custo,  você vai dobrar o valor do custo do produto, precificando-o dessa maneira. O problema é que esse método não leva em consideração as demais variáveis, como o tempo que o item fica no estoque, os custos de encargos, de transporte e armazenagem, entre outros.

Já na precificação múltipla você agrega dois ou mais produtos à venda com preço único. Dessa forma, o consumidor tem a percepção de que está levando mais e pagando menos. Este método é muito usado em lojas de mantimentos e vestuário

 Percebe-se que existem alguns parâmetros que devem ser observados ao ser feita a precificação de produtos e serviços. O objetivo desse processo é obter o lucro esperado e atender às expectativas do mercado.

Caso tenha ficado alguma dúvida, compartilhe-a conosco no campo destinado para comentários. E aproveite para curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para conferir outros conteúdos!

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